Vendo as curtas mais desvairadas de Tex Avery afiguram-se nos como inevitáveis as criações de séries como The Simpsons, Family Guy e South Park. Olhando com atenção, e comparando, não se vêem grandes diferenças, dando-se mais valor a Avery por condensar tanta coisa em desenhos de 7 minutos. De resto, parece-me haver mais violência nas curtas de Tex Avery do que em todas as temporadas de Family Guy. Essa violência, corrosiva, está no comportamento e nos gestos das personagens, que são impulsivas, instintivas e excêntricas. É muito difícil acreditar que grande parte destas animações tenham escapado às garras da censura, nos anos 40 e 50.
sábado, 23 de abril de 2011
Avery e as linhagens da animação corrosiva
Etiquetas:
Matt Groening,
Matt Stone,
Seth MacFarlane,
Tex Avery,
Trey Parker
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Eu, que suporto mal o Family Guy (referências pop + flashbacks sem grande critério), só posso concordar contigo. Ainda assim, o South Park, e os Simpsons à sua maneira, guardam melhor o espírito anárquico das curtas do Tex Avery e do resto da animação Warner Bros. Aconselho-te este blog de um aficionado dos desenhos animados da Warner: http://zvbxrpl.blogspot.com/ (o gajo também fala de musicais da Broadway e isso, é bastante interessante)
Ena, excelente blog, esse. Obrigado. Em relação ao South Park e aos Simpsons, acho que até há uma admiração mútua entre os criadores. E ambos detestam Family Guy, hehe. Aliás, há um episódio espectacular de South Park, sobre isso. Já deves ter visto mas deixo o link na mesma:
http://www.southparkstudios.com/full-episodes/s10e03-cartoon-wars-part-i
PS: Eu sou um espectador compulsivo de South Park, adoro aquilo..
E eu continuo a rever os episódios antigos dos Simpsons e não me canso. A ultima grande temporada para mim foi a 9ª. Agora tá tudo muito forçado na série..
Cumps
The Simpsons também se vê muito bem, os das primeiras séries melhor, claro. Mas o que mais me agrada nos Simpsons é tocar nas feridas todas, também, mas com muito mais subtileza e classe que o Family Guy.
Oi,
Gostei muito da postagem!!
Abraços...
Kleber
Obrigado, Kleber.
Fica bem.
João, vi esse episódio, vi. Também gosto da acidez do South Park e da suposta ligeireza dos Simpsons. E compreendo esse ódio mútuo ao Family Guy: é escrita preguiçosa (dizem-me que as três primeiras temporadas são melhores, não sei).
Enviar um comentário