![](http://4.bp.blogspot.com/-8e67Wy9OiUw/TXwCDyJmm5I/AAAAAAAABtc/2jw57u55QXE/s400/vlcsnap-13456437.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/-NbkH1JExEjE/TXwB-hVbxLI/AAAAAAAABtU/O-yx2PV5yfI/s400/vlcsnap-13456621.png)
![](http://3.bp.blogspot.com/-M_Fz0mnCCIE/TXwB-V3b5eI/AAAAAAAABtM/hs-Zf27oPWY/s400/vlcsnap-13456692.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/-RANgXP8fzwQ/TXwB-HbPihI/AAAAAAAABtE/YIvrLIFTOr0/s400/vlcsnap-13456767.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/-t5ncqWJyPO4/TXwB9rfwHjI/AAAAAAAABs8/ef3hEZ1JOKE/s400/vlcsnap-13457276.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/-p7ZYfRoqxWE/TXwB9RPNb3I/AAAAAAAABs0/tPkT2syMghM/s400/vlcsnap-13457707.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/-UPrskSKv8ZU/TXwBuMNTWhI/AAAAAAAABss/JFxo7aIHIrE/s400/vlcsnap-13457770.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/-rYaf-7fxTy0/TXwBt_ewVAI/AAAAAAAABsk/YcRSVrFen8A/s400/vlcsnap-13457830.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/-u9tVif36QCY/TXwBtYzODzI/AAAAAAAABsc/bbX0kNSJqNU/s400/vlcsnap-13457881.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/-rRn-LwYk3MU/TXwBtYVwrmI/AAAAAAAABsU/7LxoMouRTqk/s400/vlcsnap-13457941.png)
![](http://3.bp.blogspot.com/-VbY_oXpKMsQ/TXwBs3mtS7I/AAAAAAAABsM/rmaWzRGh1Rs/s400/vlcsnap-13457997.png)
Quando recebi o amável convite do Cine Resort para escolher um plano, pensei logo neste (de ‘O homem que matou Liberty Valance’, John Ford, 1962): John Wayne na soleira da porta, a olhar para Vera Miles e James Stewart; ela chora e acaricia este último, aliviada por ele ter sobrevivido ao confronto com Liberty Valance. E Wayne mentaliza-se aí, definitivamente, que perdeu para sempre a mulher que ama.
Ele que fizera questão de levar James Stewart a sua casa, à casa que estava a ampliar para poder morar lá com Hallie (Vera Miles) após o casamento, como explicou. E que quando Stewart observa que toda a gente tomava isso como certo, replicara: ‘everybody except Hallie, and maybe you’. E percebemos que ele já duvidava, que já sentia que a estava a perder. Mas mesmo assim não hesitou em salvar o seu ‘rival’, atirando-o directamente para os braços acolhedores da mulher que deseja.
‘O homem que matou Liberty Valance’ é reconhecido como sendo o nostálgico adeus de John Ford ao Velho Oeste, mas para mim sempre foi, principalmente, o filme em que o idealista advogado Ramsom Stoddard rouba a mulher (e a cidade) ao cowboy Tom Doniphon, num dos raros casos em que o protagonista (e como fez questão de sublinhar João Bénard da Costa, este é um filme sobre o homem que matou Liberty Valance, e esse homem é John Wayne) perde a rapariga para o rival. E a ‘tristeza infinita’ daquele homem (JBC), que precede a raiva violentissima (‘contra si próprio e contra o destino’, JBC outra vez) está toda expressa neste plano: John Wayne, o duro, recto e cínico cowboy de tantos e tantos filmes, que perdeu a mulher que ama. (Harry Madox)
O próximo convidado é o hg.
4 comentários:
Grande escolha, grande plano e grande filme.
As portas que se fecham atrás do Wayne têm mesmo muito que se lhe digam...
é verdade, é verdade.
Texto muito bonito acerca de um filme que tenho de rever.
Enviar um comentário