terça-feira, 5 de outubro de 2010

Petição (III)


I / II

A petição pelo regresso da exibição regular de Cinema à RTP2 faz hoje um mês. É algo em que ainda acredito, é algo que ainda é necessário.

Refutam-se alguns dos argumentos da petição, defendendo que já não se vêem filmes na televisão e será verdade para muita gente mas é dever de um canal de televisão dito cultural, a divulgação dessa cultura. É dever de um canal de televisão estudar essa mesma divulgação nesta nova era, de YouTubes e Facebooks. É dever de um canal cultural de televisão tornar-se passagem obrigatória na discussão e debate do progresso da informação, do futuro, seja do Cinema ou não. É dever de um canal cultural de televisão estar atento a novas manifestações artísticas, confrontando-as com as que lhes antecederam. É dever!

Como é nosso dever festejar pelo nosso direito a lutar (mais ainda no centenário da república):


A petição pode-se assinar aqui
It takes a nation of millions to hold us back!

3 comentários:

Flávio Gonçalves disse...

Não vejo infelizmente este entusiasmo com as lutas para se salvarem o cinema Português e se modificarem as respectivas políticas, que é, diga-se de passagem, de longe, muito mais importante que uma luta para mudar um canal de televisão público.

Sim, são coisas diferentes: mas lamento que as pessoas ignorem o estado miserável e actual da nossa produção cinematográfica, que escassa e encontra-se sob duras e absurdas regulamentações.

Acho um pouco triste que os portugueses dêem mais conta e aparato por causa da programação da RTP2 (que escassa em divulgação cinematográfica como outras áreas artísticas marginalizadas) que propriamente um problema primordial: o estado do cinema em Portugal. E isso sim deve ser reflectido num dia tão importante como este.

Apesar de tudo e de ter assumido uma posição oposta há tempos atrás, pensei e vou assinar em breve a petição. Espero que valha a pena.

João Palhares disse...

Eu não ignoro o estado miserável da nossa produção cinematográfica, Flávio, nem, também, a insistência perturbante em ignorar cineastas portugueses como o Manuel Mozos e o António Reis. Eu quero trabalhar em Cinema, mau era se ignorasse tais coisas.

Se vês mais entusiasmo da minha parte em divulgar esta petição (assinei a petição redigida pela APR, há uns meses atrás) é porque faço parte do grupo redactor e não porque ache que tenha mais mérito ou coisa parecida.

Mas pergunto-te se o caminho para se salvar o Cinema Português não pode começar por esta petição, também, ou ainda por uma discussão como esta numa caixa de comentários num blogue, seja ele qual for? A Nouvelle Vague nasceu de discussões na Cinemateca, a bem dizer... (bem sei que a comparação é injusta, mas não me parece descabida).

Flávio Gonçalves disse...

Sim, João, sem dúvida, e foi isso que acabei por concluir e me levou a mudar de opinião e querer agora assinar. Por isso mesmo - porque a RTP2 pode protagonizar parte da mudança que precisamos para este país. E que sirva para projectar o grande cinema português que existe - se citaste António Reis não foi, certamente, por uma leviana razão.