sábado, 23 de abril de 2011

Avery e as linhagens da animação corrosiva


Vendo as curtas mais desvairadas de Tex Avery afiguram-se nos como inevitáveis as criações de séries como The Simpsons, Family Guy e South Park. Olhando com atenção, e comparando, não se vêem grandes diferenças, dando-se mais valor a Avery por condensar tanta coisa em desenhos de 7 minutos. De resto, parece-me haver mais violência nas curtas de Tex Avery do que em todas as temporadas de Family Guy. Essa violência, corrosiva, está no comportamento e nos gestos das personagens, que são impulsivas, instintivas e excêntricas. É muito difícil acreditar que grande parte destas animações tenham escapado às garras da censura, nos anos 40 e 50.

7 comentários:

João Lameira disse...

Eu, que suporto mal o Family Guy (referências pop + flashbacks sem grande critério), só posso concordar contigo. Ainda assim, o South Park, e os Simpsons à sua maneira, guardam melhor o espírito anárquico das curtas do Tex Avery e do resto da animação Warner Bros. Aconselho-te este blog de um aficionado dos desenhos animados da Warner: http://zvbxrpl.blogspot.com/ (o gajo também fala de musicais da Broadway e isso, é bastante interessante)

João Palhares disse...

Ena, excelente blog, esse. Obrigado. Em relação ao South Park e aos Simpsons, acho que até há uma admiração mútua entre os criadores. E ambos detestam Family Guy, hehe. Aliás, há um episódio espectacular de South Park, sobre isso. Já deves ter visto mas deixo o link na mesma:

http://www.southparkstudios.com/full-episodes/s10e03-cartoon-wars-part-i

PS: Eu sou um espectador compulsivo de South Park, adoro aquilo..

A Bola Indígena disse...

E eu continuo a rever os episódios antigos dos Simpsons e não me canso. A ultima grande temporada para mim foi a 9ª. Agora tá tudo muito forçado na série..

Cumps

João Palhares disse...

The Simpsons também se vê muito bem, os das primeiras séries melhor, claro. Mas o que mais me agrada nos Simpsons é tocar nas feridas todas, também, mas com muito mais subtileza e classe que o Family Guy.

Xxx disse...

Oi,

Gostei muito da postagem!!

Abraços...

Kleber

João Palhares disse...

Obrigado, Kleber.
Fica bem.

João Lameira disse...

João, vi esse episódio, vi. Também gosto da acidez do South Park e da suposta ligeireza dos Simpsons. E compreendo esse ódio mútuo ao Family Guy: é escrita preguiçosa (dizem-me que as três primeiras temporadas são melhores, não sei).