domingo, 3 de fevereiro de 2019

WALSH Raoul



por Jean Douchet

Nascido a 11 de Março de 1887* em Nova Iorque. Estudos na escola pública de Nova Iorque e na Universidade de Seton Hall. Visita a Europa durante 2 anos. Regressa aos Estados Unidos para acompanhar os cursos de arte dramática do seu amigo Paul Armstrong. O seu primeiro papel nos palcos data de 1910. Escreve peças de teatro e estreia-se no ecrã em 1912, no Old Biograph Studio. É assistente de Griffith, que o envia para o México (1912) para fazer um filme sobre Pancho Villa. Em 1915, Griffith confia-lhe o papel de John Wilkes Booth em O Nascimento de uma Nação. Walsh é frequentemente argumentista (e em todo o caso responsável pelo argumento) dos seus filmes. Até 1929, reservava um papel para si próprio em alguns dos seus filmes, mas um acidente de automóvel vai privá-lo do olho direito, e Warner Baxter tem de o substituir no papel de Cisco Kid para In Old Arizona. Raoul Walsh pinta e compõe. Produtor de alguns dos seus filmes, fundou The Raoul Walsh Enterprises, que produziu Come September em 1960.

*1892, no original.

PRINCIPAIS FILMES:

1912: Life of Villa. – 1915: Carmen. – 1916: Blue Blood and Red. – 1917: Betrayed, The Conqueror. – 1918: On the Jump. – 1919: Evangeline. – 1920: The Deep Purple. – 1921: Serenade. – 1922: Kindred of the Dust. – 1923: Lost and Found On a South Sea Island. – 1924: The Thief of Bagdad ("O Ladrão de Bagdad"). – 1925: East of Suez. – 1926: The Wanderer ("Babilónia"), The Lady of the Harem ("A Virgem do Harém"), What Price Glory ("O Preço da Glória") – 1927: The Loves of Carmen ("Amores Bravios"). – 1928: Sadie Thompson ("A Sedução do Pecado"), The Red Dance ("A Dança Vermelha"). – 1929: In Old Arizona, The Cock-Eyed World ("O Mundo às Avessas"). – 1930: The Big Trail ("A Pista dos Gigantes"). – 1931: The Man Who Came Back ("Do Inferno ao Céu"), Women of All Nations ("Mulheres de todas as Nações"), Yellow Ticket ("O Passaporte Maldito"). – 1932: Wild Girl, Me and My Gal. – 1933: Sailor's Luck ("Viva a Marinha!"), The Bowery ("O Terror dos Cabarets"), Going Hollywood ("Vamos para Hollywood"). – 1935: Under Pressure, Baby Face Harrington, Every Night at Eight. – 1936: Klondike Annie, Big Brown Eyes ("Aqueles Olhos Negros"), Spendthrift. – 1937: O.H.M.S. ("Glória que Redime"), Jump for Flory ("O Grande Salto"), Artists and Models ("Artistas e Modelos"), Hitting a New High ("O Rouxinol da Selva"). – 1938: College Swing. – 1939: St. Louis Blues, The Roaring Twenties ("Heróis Esquecidos"). – 1940: Dark Command ("Comando Negro"), They Drive by Night ("Vidas Nocturnas"). – 1941: High Sierra ("O Último Refúgio"), The Strawberry Blonde ("Uma Loira com Açúcar"), Manpower ("Discórdia"), They Died With Their Boots On ("Todos Morreram Calçados"). – 1942: Desperate Journey ("Jornada Trágica"), Gentleman Jim ("O Ídolo do Público"). – 1943: Background to Danger ("O Expresso Bagdad-Istambul"), Northern Pursuit ("Perseguidos"). – 1944: Uncertain Glory ("Três Dias de Vida"). – 1945: Objective, Burma! ("Objectivo Burma"), Salty O'Rourke ("Quase uma Traição"), The Horn Blows at Midnight. – 1946: The Man I Love. – 1947: Pursued ("Núpcias Trágicas"), Cheyenne ("Feras Sangrentas"). 1948: Silver River ("Rio da Prata"), Fighter Squadron ("Todos Foram Valentes"), One Sunday Afternoon ("Recordações de Ontem"). – 1949: Colorado Territory ("Golpe de Misericórdia"), White Heat ("Fúria Sanguinária"). – 1951: Along the Great Divide ("A Caminho da Forca"), Captain Horatio Hornblower R.N. ("Epopeia nos Mares"), Distant Drums ("As Aventuras do Capitão Wyatt"). – 1952: Glory Alley, The World in His Arms ("O Mundo nos Seus Braços"), Blackbeard, the Pirate ("Barba Negra, o Pirata"). – 1953: The Lawless Breed ("Sob o Signo do Mal"), Sea Devils ("Gigantes em Fúria"), A Lion Is in the Streets ("A Fera"), Gun Fury ("A Fúria das Armas"). – 1954: Saskatchewan ("A Grande Ofensiva"). – 1955: Battle Cry ("Antes do Furacão"), The Tall Men ("Duelo de Ambições"). – 1956: The Revolt of Mamie Stover ("Mulher Rebelde"), The King and Four Queens ("Um Rei e Quatro Rainhas"). – 1957: Band of Angels ("A Escrava"). – 1958: The Naked and the Dead ("Os Nus e os Mortos"). – 1959: The Sheriff of Fractured Jaw ("O Sheriff e a Loira"), A Private's Affair ("Casamento por Engano"). – 1960: Esther and the King ("Ester e o Rei"). – 1961: Marines Let's Go – 1963: A Distant Trumpet ("A Carga da Brigada Azul").

Uma força da natureza põe em cena as forças da natureza e, de repente, o mundo vive, turbilhão e paixões. Está na altura de considerar Walsh como um pouco mais do que um brigão viril, um indecente que adora a diversão, um básico com sentimentos grosseiros. Este shakespeariano apaixonado é um realizador intensamente fisico porque descreve acima de tudo o tumultuoso mundo mental. As personagens são projectadas no universo da sua «energia», e entregues a um espaço que existe apenas para servir a sua raiva, o seu furor, o seu ímpeto, os seus artifícios, a sua ambição e os seus sonhos desmedidos. Aqui, tudo é confronto e combate singular. Tudo se tinge, se muda e se move de acordo com o movimento de almas habitadas pela grandeza. A meditação é portanto a companheira necessária para uma acção decisiva e racional, e implica rigor, despojamento e austeridade na arte da narrativa: a dos grandes mestres. Walsh, o mestre da aventura, certamente, mas da aventura verdadeira: o fantástico interior.

Extrato de «Directed By», 60 + 60 (+1) Cineastas
(Cahiers du cinéma nº 150/51, Dezembro de 1963/Janeiro de 1964, especial Cinema Americano)

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