They Live by Night (1948), de Nicholas Ray
Night of the Hunter (1955), de Charles Laughton
Pather Panchali (1955), de Satyajit Ray
The Bellboy (1960), de Jerry Lewis
The Sergeant (1968), de John Flynn
El Espiritu de la Colmena (1973), de Victor Erice
O Sangue (1989), de Pedro Costa
Xavier (1992), de Manuel Mozos
Little Odessa (1994), de James Gray
5 comentários:
É o teu top10? Se sim, em grande! Único e com muitos pequenos (grandes) tesouros :)
http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/
Desses nunca vi o filme do Lewis, o The Sergeant (este já o tenho aqui pra ver, falta pegar-lhe eheh) e o Xavier que infelizmente não se arranja na net e muito menos chega cá às salas de Bragança. De resto, grandes escolhas sem dúvida, o Little Odessa é o melhor filme do Gray para mim, bem como o do Costa e o do Ray e dos que vi do Erice igualmente. E são quase todos "filmes-estreia" dos seus cineastas :)
São todos primeiros filmes dos seus realizadores, daí o título. Mas que grande burrice minha eheh
É uma espécie de top, sim. :)
O serem primeiros filmes também lhes dá uma aura mágica. Sonhos, infância, beleza, fantasia, inocência.. pagar uma espécie de dívida às influências, aos cineastas, aos "pais". Até se podiam ver estes filmes sem saber que foram os primeiros, mas sabendo-o parece que faz todo o sentido..
O Xavier é um filme quase secreto, o que é pena.. Vi-o na Guarda, há uma semana e adorei. Há muito poucos filmes assim em Portugal, com aquela dose de artesanismo, interesse, humildade, enfim.
LOL, só depois do Álvaro dizer é que percebi. Seja como for, muita qualidade e percebo perfeitamente onde queres chegar :)
Enviar um comentário