quinta-feira, 28 de abril de 2011

2ª série dos Planos (X)


I / II / III / IV / V / VI / VII / VIII / IX

Uma vez por semana, convido bloggers a escolher um plano e a falar, também, sobre ele. O décimo convidado é o Victor Afonso d' O Homem que Sabia Demasiado, que escolheu o último plano desta sequência de The Shining, de Stanley Kubrick.


"Kubrick sempre foi um esteta das imagens, um observador geométrico dos enquadramentos e dos planos minuciosamente estudados. Em "The Shining" estas qualidades são particularmente evidentes. Não é tanto pelo virtuosismo da realização e da montagem, é também pela forma como Kubrick encena determinadas cenas, desafiando a toda a hora o olhar do espectador. O plano do labirinto é sintomático: Jack aproxima-se de uma maqueta do labirinto em cima de uma mesa, situada no grande salão do Overlook Hotel. De repente, no plano seguinte, o espectador "vê" o labirinto pensando que se trata do mesmo que Jack está a olhar. Nada mais errado. O que o espectador vê é um plano fixo aéreo desse labirinto. Paulatinamente, a câmara vai-se aproximando (zoom in) até que damos conta que bem no meio do labirinto estão Danny e a mãe. Já não era o labirinto artifical, da maqueta. Era o labirinto "real" onde estavam os dois personagens. Este plano é um prodigioso momento de cinema, de insuperável criatividade na construção da ilusão deste plano e, por inerência, do cinema em si mesmo." (Victor Afonso)

O próximo convidado é o Ricardo Lisboa.

3 comentários:

sacolé disse...

Deve ter sido exigido muito trabalho duro para construir isso ai.

João Palhares disse...

Não fazia ideia que tinha sido construído de origem, o labirinto, mas parece que é verdade. Deve ter sido complicado, deve..

Unknown disse...

Rubrica bastante interessante, no início do meu blogue também fiz um artigo semelhante, dava conta de vários planos que achava memoráveis e típicos de determinados realizadores. Porque acho que muitas vezes as pessoas se esquecem do aspecto técnico do cinema.

http://cinemaschallenge.blogspot.com/