![](http://2.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sTfqFy_RI/AAAAAAAAAvs/kR4q2v-opCg/s400/vlcsnap-150757.png)
![](http://3.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sTfJH9xbI/AAAAAAAAAvk/uQrWKMSKVNU/s400/vlcsnap-151385.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sTOKkmpUI/AAAAAAAAAvc/VwX-iWHa_tM/s400/vlcsnap-151480.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sTN4nlM1I/AAAAAAAAAvU/Wi9atl5m8Zo/s400/vlcsnap-151560.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sTNsEs8qI/AAAAAAAAAvM/ugQ4qJkbuRo/s400/vlcsnap-151700.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sTNElj0NI/AAAAAAAAAvE/S-E-OMJaD70/s400/vlcsnap-152175.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sTMI13QFI/AAAAAAAAAu8/pu52pO1dsBE/s400/vlcsnap-152898.png)
![](http://3.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sSiNfJEdI/AAAAAAAAAu0/S3zv2MOf8rg/s400/vlcsnap-153070.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sShg8-NeI/AAAAAAAAAus/R0ei4o3ddyI/s400/vlcsnap-153296.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sShH2nqkI/AAAAAAAAAuk/z5xDvfLw9_w/s400/vlcsnap-153546.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sSge2z5WI/AAAAAAAAAuc/t6I1q-kNigM/s400/vlcsnap-153626.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sSf0foAsI/AAAAAAAAAuU/fFip3jhjK9c/s400/vlcsnap-153706.png)
![](http://3.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sR9AVp36I/AAAAAAAAAuM/0gWvHGGxNLQ/s400/vlcsnap-153855.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sR8Y36AgI/AAAAAAAAAuE/m3n0UKK4PDc/s400/vlcsnap-156927.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sR7muiBeI/AAAAAAAAAt8/eiCWn8eiNI4/s400/vlcsnap-157108.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sR65uf7wI/AAAAAAAAAt0/YSKmQU5rluw/s400/vlcsnap-157741.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sR6etC7yI/AAAAAAAAAts/XuYH0aHkvlY/s400/vlcsnap-157892.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sRL4sfGZI/AAAAAAAAAtk/PE9bAM9kQOg/s400/vlcsnap-158061.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sRLehjDuI/AAAAAAAAAtc/ltJHLk8dZNw/s400/vlcsnap-158318.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sRKdLSS5I/AAAAAAAAAtU/bFDtaRtqx3Y/s400/vlcsnap-158643.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sRJ6074LI/AAAAAAAAAtM/N8hbSa4h97Q/s400/vlcsnap-158722.png)
![](http://3.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sRJO4t3cI/AAAAAAAAAtE/LxPu61LdQrU/s400/vlcsnap-159486.png)
![](http://1.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sQXOljMVI/AAAAAAAAAs8/Ee2lotJa_1E/s400/vlcsnap-160448.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sQWhvKmqI/AAAAAAAAAs0/XUgh2RPppq8/s400/vlcsnap-160552.png)
![](http://2.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sQVktWiBI/AAAAAAAAAss/srFZlmY0Lho/s400/vlcsnap-160840.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sQU98jBcI/AAAAAAAAAsk/nGbTEFx4TIM/s400/vlcsnap-160919.png)
![](http://4.bp.blogspot.com/_pSlZ9xuhLHc/S3sQUMLSV3I/AAAAAAAAAsc/OP7TDhMY06I/s400/vlcsnap-161292.png)
Mais um Rivette, que é como quem diz mais uma obra-prima e como já se sabe, é dizer pouco. Não será tão bom como "Céline et Julie vont en bateau" que é um portento de filme como poucos o são mas é, também, encantador à sua maneira. Aqui, tudo leva o seu tempo (à volta de 3 horas) para haver justiça na representação, no retrato daquelas três mulheres, Louise, Ida e Ninon, seja através da sua relação com o espaço, onde cada gesto e cada comportamento contam, seja através da sua relação com elas próprias (passeios reflexivos e pausados) e com as outras personagens (as danças longas na discoteca, o jogo de cartas). Não é um musical tanto pelo "glamour" dos números mas mais pela relação íntima dos personagens com a Música (a música ajuda Ida a encontrar a sua mãe verdadeira e a dança é algo que nasce da mais natural das formas, pelo menos para Louise e Ninon).
E a quem se regressa? A Hawks, mais uma vez - e parte da trama faz lembrar "Gentleman Prefer Blondes" - a Minnelli, talvez, e a Donen, inevitavelmente:
"The inspiration of Up Down Fragile? The MGM low-budget films of the 50s that were shot in four or five weeks on sets left over from other films. In particular, a Stanley Donen movie, Give a Girl a Break [1953], a simple film shot in next to no time with short dance numbers."Jacques Rivette
Mas o que mais me impressiona em "Haut bas fragile" nem é a corajosa e perigosa incursão pelo Musical (se bem que o incluísse aqui, se o tivesse visto antes), mas aquela opção de delinear o guião tendo em conta aquelas personagens, aquelas pessoas, vá (e da mais empática das maneiras, que, hoje em dia e para a maior parte dos filmes, parece ser pedir muito) e pontuando-o com os mais decisivos momentos das suas vidas (dirão que para todos os filmes é assim - OK, mas não desta maneira) mas de forma a não duvidarmos que o são por um único momento.
Para isso contribuíram, muito certamente, os actores, porque como noutros filmes de Rivette, escreveram as suas personagens, e aí, e por isso mesmo, atinge-se um nível de cumplicidade máximo e, sobretudo, um nível de "apagamento do autor", que era um dos objectivos de Jacques Rivette, o mais secreto dos génios. Pois é, ainda não o tinha tratado por tal, aqui. Pois então, Rivette é um génio e, acreditem ou não, para mim há poucos...
Sem comentários:
Enviar um comentário