I / II / III / IV / V / VI / VII / VIII / IX / X / XI / XII / XIII / XIV
Uma vez por semana, convido bloggers a escolher um plano e a falar, também, sobre ele. O décimo quinto convidado é o Samuel Andrade, do KEYSER SOZE'S PLACE, que escolheu este plano de The Woman in the Dunes, de Hiroshi Teshigahara:










História surreal e inquietante sobre um professor universitário que, inexplicavelmente, fica retido numa casa rodeada por um buraco de areia, tendo por única companhia a bizarra moradora daquela inusitada e frágil construção, WOMAN IN THE DUNES é um filme extremamente simbólico no registo filmado da areia. Esta não só é responsável pelo cativeiro do protagonista, Teshigahara usa-a como metáfora para a sociedade japonesa do seu tempo e, sobretudo, fonte de análise à própria condição humana.
Essa premissa é estabelecida logo na sequência inicial do filme, onde os grãos de areia são salientados num intenso close-up, até se afastar gradualmente para mostrar a solidão do professor, caminhando e escalando entre a imensidão das dunas de uma praia deserta. Mais tarde, a infiltração de areia por todas as frinchas da casa é demonstrada como algo de sujo, fugidio e inesperado, mais forte que o destino e vontade de seres humanos.
O próximo convidado é o Miguel Domingues.
2 comentários:
Uma vez mais, obrigado pelo convite.
E não poderia deixar de o realçar no meu "estaminé" (http://sozekeyser.blogspot.com/2011/07/iniciativas-conjuntas-5.html).
Cumps cinéfilos.
Obrigado eu, Sam. :)
Enviar um comentário