segunda-feira, 10 de agosto de 2009

"Artists and Models" - 1955


Abigail "Abby" Parker: "Have you ever pose with a woman before?
Rick Tard: Well, not while anyone was watching..."
Dean Martin, Jerry Lewis e Shirley Maclaine num filme de Frank Tashlin.
Como filme de e sobre parcerias (amorosas, profissionais), este é também o começo de duas delas: Jerry Lewis e Frank Tashlin fariam mais sete filmes juntos depois deste, e Shirley Maclaine e Dean Martin mais 6 filmes, incluindo aquela obra-prima de Minnelli, do Melodrama e do Cinema, "Some Came Running".
"Artists and Models" é uma espécie de comédia, de Musical, de filme de espionagem. É uma espécie de maravilha, um desfile de personagens excentricamente "cartoonescas" (não tivesse vindo Tashlin do mundo da animação) e uma crítica vincada ao "american way of life" (materialismo, conspirações).
Uma obra-prima da comédia americana (vários de Hawks, de Lewis, "Adam`s Rib" de George Cukor, "The Party" de Blake Edwards.......) e o melhor filme da dupla Martin/Lewis.
Fantasticamente real, realmente fantástico...
E ainda bem que o cinema de Tashlin deixa descendentes. Tanto Tim Burton (mas só o que fez "Beetlejuice", "Mars Attacks" e "Willy Wonka") como Joe Dante (autor esquecido, mas brilhante ainda assim - tanto "Gremlins" como "Small Soldiers" são excelentes filmes) são legítimos sucessores do realizador.

2 comentários:

Coldsector disse...

João!!! Empresta-me esse filme! :P

João Palhares disse...

http://www.surrealmoviez.info/news.php
É um espectáculo!!