domingo, 14 de novembro de 2010

Noites na TCM (3)



Bad Day at Black Rock, visto no canal há coisa de dois anos em versão 4/3. A revisão, permitiu-me constatar que é dos melhores usos do CinemaScope, vilões enquadrados à direita e heróis à esquerda, os heróis movem-se sempre para a direita e os vilões para a esquerda (a metáfora política - esquerda e direita, democratas e republicanos, etc, etc), Tracy de preto como elemento distabilizador e estabilizador, todo um pensamento por trás do uso do scope. Se é intencional ou não, é outra história.

Na TCM, quando o vi, dizia, não pude ver isto, mas se bem que seja importante, não é o mais importante. Não, o mais importante é aquela atmosfera, a abstracção narrativa que colmata naquela estranheza toda - os interesses do herói só se revelam passado mais de uma hora de filme. Lição de estilo, de dureza e crueza e que fez família estética, Siegel, Eastwood, Carpenter. Cargas cortantes de porrada, Marvin, Ryan e Borgnine. A cena em cima apanha qualquer um de surpresa e é de soltar "foda-se" a torto e a direito. É o filme com mais estilo que já se fez, coisa que passa por poses, movimentos, sim, e por ter aquele pessoal todo no elenco.

Obra-prima. Assim, sem qualquer dúvida.. nunca o Sturges fez outro igual..

Coisas que a RTP2 nunca me conseguiu mostrar


4 comentários:

Álvaro Martins disse...

Aí está uma das grandes falhas minhas, conheço muito pouco de Sturges, que me lembre só o The Magnificent Seven e o The Great Escape...

João Palhares disse...

Não são maus, mas este aqui é bem melhor. :)

Sam disse...

É pena que não legendem os filmes da TCM...

Cumps.

João Palhares disse...

Sim, é pena, mas também serve para praticar o inglês. :)